Sobre nosso colégio

O Colégio Presbiteriano Augusto Galvão tem sua origem no início do Século XX, fruto do Plano Missionário da Junta das Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América. Os Missionários que vieram para o Brasil trouxeram consigo a máxima da Junta que diz: “ao lado da Igreja construa-se uma Escola”, plano executado por onde passaram. As escolas criadas pelos missionários se diferenciavam pelo método pedagógico, onde a intuição do aluno era estimulada e a ausência de castigos físicos predominava, divergindo do modelo em voga no país. Os atributos das Escolas Presbiterianas, que ficaram sendo conhecidas como Escolas Americanas, lhes atribuíram reconhecimento, haja vista que elas também foram espaços que recebiam todos os sujeitos sem discriminações religiosas ou políticas que eram comuns no final do século XIX e início do século XX no Brasil. O modelo presbiteriano se espalhou pelo País, alcançando destaque no contexto educacional, como o Colégio Mackenzie na cidade de São Paulo e o Colégio 2 de Julho, na capital baiana.

Em Campo Formoso, a trajetória da Escola Americana teve início no ano de 1911, quando a pedido de João Francisco Regis, um dos primeiros convertidos ao Presbiterianismo na Cidade, pediu ao Missionário Henry Mc Call que conseguisse uma professora para dar educação formal a seus filhos e aos de seus parentes. Tal pedido resultou no envio de uma jovem professora formada pelo Instituto Ponte Nova, uma das bases missionarias presbiterianas na Bahia, para ser a professora das crianças daquela localidade; assim nasceu a Escola Americana de Campo Formoso na fazenda Alazão, situada a 80 km da Sede do Município. Em 1920, por conta da insegurança causada pela passagem de grupos de cangaceiros na região, a escola muda-se para a Sede, passa a receber alunos da Cidade e da região. A década de 1940 foi quando o sonho da criação do ginásio se concretizou com a denominação de Ginásio Augusto Galvão, em virtude do falecimento do jovem Presbítero Augusto de Oliveira Galvão, quando buscava a autorização para o funcionamento da instituição e por ter sido um dos seus idealizadores e doador de recursos para a sua construção, junto ao seu pai Alexandrino Galvão e seu tio Arthur Regis. O Ginásio Augusto Galvão iniciou suas aulas em março de 1947, recebendo alunos vindos de diversas cidades do interior do Nordeste, passando a oferecer o regime de internato, o que facilitou a vinda de muitos jovens para realizar seus estudos. Além do Curso Ginasial foi implantado também o Curso Normal e, na década de 1950, o Secretário de Educação do Estado da Bahia, Anísio Teixeira, concedeu, através de Convênio, a autorização para implantação da Educação Primaria, sendo assim criada a escola anexa Anísio Teixeira, atualmente chamada carinhosamente de Augustinho.

A década de 1970 foi marcada pela chegada da primeira professora com formação universitária, Lídice Vitoria Gomes, que implantou em nossa instituição, que então passou a denominação de Colégio Augusto Galvão, a prática do planejamento das disciplinas, ação inovadora dentro do contexto escolar vigente. A década de 1990 foi marcada por mais avanços tecnológicos que contribuíram para elevar ainda mais a qualidade do ensino e também pelo surgimento da implantação de redes de ensino. Nos anos 2000, mais uma vez mudou sua nomenclatura, passando a se chamar Colégio Presbiteriano Augusto Galvão.

Atualmente nosso Colégio tem como parceiros o Sistema Ari de Sá - SAS, Plataforma Educacional de referência no país; a Plataforma Árvore de Livros com mais de 30 mil exemplares literários e em outros idiomas e, por último, em 2022 firma uma parceria com a EI - Escola da Inteligência Grupo Augusto Cury, visando a Formação Sócio Emocional e, assim, integral dos nossos alunos. Estas aquisições colocam o CPAG em posição de destaque em Campo Formoso e região, fazendo jus ao seu moto: Somos excelentes em tudo o que fazemos. Alcançamos os nossos objetivos juntos. Somos pioneiros e trabalhamos com fé.

Contamos com a família CPAG na construção de um novo percurso em 2023. Sejam todos muito bem vindos na continuação dessa bela história!

Família CPAG


Fundado em 10 de outubro 1946 pela Igreja Presbiteriana de Campo Formoso, sua mantenedora.

Endereço: Praça Castro Alves, 01 – Centro, Campo Formoso-BA