Carga horária: 360 horas/aula

Modalidade: Presencial

Local: Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão

Horários: Sábados e domingos (um final de semana por mês)

 

JUSTIFICATIVA

A educação do Brasil vem adotando uma filosofia de caráter humanista nos seus cursos de graduação e pós-graduação, buscando construir uma formação acadêmica crítica. De acordo com essa filosofia, e atendendo a Lei de Diretrizes e Bases no que se refere à formação de professores, a ênfase no Ensino Fundamental e no Médio e no artigo 58 da referida Lei, acredita-se na necessidade de manter um espaço que possibilite a reflexão crítica e sistemática sobre a inclusão/participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade e, mais especificamente, na ambiência escolar e sobre a inclusão social e racial.
Para tanto, torna-se necessário e relevante propiciar aos profissionais da rede comum de ensino a capacitação específica para promoverem o atendimento aos alunos com necessidades especiais e aos profissionais engajados, oportunidade de formação contínua das novas diretrizes e demandas atuais.
Nesse contexto, a FPAG, apoiada em sua experiência e nas demandas atuais, busca atender essa necessidade ao proporcionar o Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva trazendo pesquisadores que apresentem as os estudos e pesquisas mais atuais nessa área de estudo.

 

PÚBLICO-ALVO:

O curso é destinado a profissionais portadores de diploma de curso superior e concluintes das áreas educacionais e serviço social

 

DURAÇÃO:

Máximo de 18 meses

VAGAS LIMITADAS:

40 vagas

 

OBJETIVOS:

√  Dar suporte de conhecimento necessários na promoção de uma educação inclusiva que garanta o ingresso, a permanência e o sucesso da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, sociais e/ou raciais;

√  Fornecer subsídios aos profissionais para que atuem de forma consciente e adequada na organização do trabalho pedagógico direcionado ao atendimento às necessidades educacionais especiais, dando ênfase ao diagnóstico, à elaboração e à organização de recursos didáticos que possibilitem a adequação do ensino às possibilidades de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.

 

DISCIPLINAS:

  1. Fundamentos e legislação da Educação Especial no Brasil
  2. Metodologia da pesquisa em educação especial e inclusiva
  3. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem aplicada à educação especial
  4. Práticas pedagógicas para o ensino de pessoas com deficiência visual e surdocegueira
  5. Deficiência intelectual – teoria e práticas pedagógicas de inclusão
  6. Práticas pedagógicas para o ensino das pessoas com surdez/deficiência auditiva
  7. Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais
  8. Inclusão social e racial nas escolas regulares
  9. Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para a Ed. Especial
  10. Práticas pedagógicas para o ensino das pessoas com deficiência física e deficiências múltiplas
  11. Transtornos Globais do desenvolvimento e Atlas habilidades
  12. Novas linguagens e tecnologias aplicadas à educação especial – comunicação aumentada
  13. Trabalho de Conclusão de Curso

 

            Professores

            mestres e

            doutores!