Um breve relato da vida de Dr. Manoel Nunes da Cunha Regis, servo de Deus que atendeu sua vocação e trabalhou pela comunidade campoformosense com total dedicação.

Dr. Manoel Nunes da Cunha Regis

Dr. Manoel Nunes da Cunha Regis


A vida é composta de muitas subjetividades. Do milagre da concepção à geração, o primeiro estágio da vida humana, há um oceano de desafios que exige superação. A sequência da vida também está associada a muitas dúvidas. O crescimento humano é estribado por múltiplas incertezas. A grande realidade é que a vida humana é amparada por um oceano de incertezas, e só temos como verdade absoluta e concreta a certeza de que um dia passaremos pela experiência da morte.
Na carta aos hebreus encontramos essa experiência vivenciada por um dos filhos de Adão, Abel. Ele foi considerado na vida e após sua morte como um homem justo, e foi assim, denominado pelo próprio Cristo nos relatos de (Mateus 23:35) e (Lucas 11:51). Uma das grandes verdades contidas na passagem é que “Abel era um homem justo. Ele viveu em harmonia com Deus e os homens e, portanto, se tornou conhecido como um homem justo” (KISTEMAKER, 2003, p. 442). A curiosidade que o texto nos oferece é a informação de que, “mesmo depois de morto Abel ainda fala”.
O texto nos sugere uma pergunta: Como pode alguém falar, mesmo após sua morte? Inicialmente através da sua relação com Deus. O texto sacro afirma que: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim […] Tendo a provação de Deus quanto às suas ofertas”. Nascido em lar presbiteriano, batizado em 1920, na Fazenda Quixaba pelo missionário presbiteriano Pierce Chamberlain, o Dr. Regis professou a fé em 17 de março de 1935 nesta Igreja, no pastorado do Rev. Basílio Catalá de Castro. Eleito presbítero em 04 de julho de 1949, sob o pastorado do Rev. Eudaldo da Silva Lima foi dedicado professor da Escola Dominical e conduziu muitos crentes a uma vida zelosa e piedosa pelo seu próprio exemplo abnegado; este e outros fatos vividos nesta Igreja culminaram no recebimento do titulo de Presbítero Emérito em 25/12/1977 sob o pastorado de Rev. Iraildo Oliveira Gomes. Desta forma é possível compreender que ele continua falando, mesmo após a morte, através do exemplo de vida na relação com Deus.
É possível ainda, por inferência, retirar alguns outros ensinos, e o segundo, aponta para a realidade de que é possível continuar falando através do papel desenvolvido no seu lar. Dr. Regis contraiu núpcias com D. Nair de Mello Regis em 28 de Dezembro de 1946 nesta Igreja. Desde então, tornou-se um marido exemplar, dedicado e laborioso no exercício de seu papel como esposo. Suas palavras exprimem de forma autêntica a consciência que teve de imitar a Cristo, no amor sempre dedicado à sua esposa amada: “O nosso lar foi sempre um ninho de paz, de amor e de compreensão mútua […] Quando ingressamos nos limites da terceira idade, Deus nos ampara, nos inspira e nos permite ainda o direito de vivermos felizes”.
A terceira forma pela qual alguém pode continuar a falar, mesmo após sua morte, é deixando exemplo por meio do exercício da docência. Após diplomado na Antiga Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. Regis viveu plenamente o exercício da docência, inicialmente na Cidade de Wagner Junto ao Instituto Ponte Nova, onde assumiu as disciplinas de Desenho, Ciências, Higiene e Puericultura Junto a Escola de Enfermagem do Hospital Grace Memorial. Retornando a Campo Formoso em 1949, ministrou mais de 15 anos as disciplinas de Matemática, Desenho, Ciências Físicas e Naturais, no curso secundário do Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, onde concentrou o cargo de diretor pelo mesmo tempo. Aqueles que sob sua égide o ouviram como discentes, jamais esqueceram seu dinamismo, entusiasmo e dedicação que o conduziu ao reconhecimento da capacidade de instruir e educar, fazendo do processo ensino/aprendizagem algo extremamente dinâmico e prazeroso, tornando-o eloquente mesmo após sua morte.
É possível ainda perceber que através da vida pública alguém pode continuar falando. Tendo concluído o curso de medicina e retornando a terra natal, após oito anos em pleno exercício da medicina, tornou-se Prefeito da Cidade de Campo Formoso, para o período legislativo de 1954-1958. Dentre as obras realizadas neste período, encontram-se os registros de construção de prédios escolares, cemitério Jardim da Saudade, aquisição de ambulância, barragens de captação de água, mercados cobertos para feiras livres, usinas termo elétricas, etc… Vencido o primeiro mandato como prefeito de Campo formoso em 1958, foi eleito vereador. Suas palavras destilam a responsabilidade de um homem público e compromissado com o seu povo: “Quando julgava um homem livre de cargos e encargos da vida pública e por já ter exercido o mandato de Prefeito Municipal de Campo Formoso durante 04 anos, nos é dirigida nova convocação para o Legislativo Municipal, […] e aí foram mais quatro anos de trabalho. Como se não bastasse todo serviço prestado como Prefeito e posteriormente como vereador, em sua autobiografia ele relata como recebeu uma verdadeira intimação do então Deputado Federal Manoel Novais para concorrer ao posto de Deputado Estadual: Manoel Regis, “Exijo sua presença na Câmara Estadual de Deputados da Bahia por quatro anos”. Foi eleito para o mandato do período de 1964-1968 onde atuou em comissões importantes como de Educação e Legislação e Justiça. Julgando-se mais uma vez livre das incumbências políticas, foi reeleito Prefeito de Campo Formoso para o mandato de 1972-1976, quando travou grandes batalhas: “Seguiu-se um período muito árduo e extremamente difícil. O Município em situação financeira precaríssima, suas verbas suspensas e atrasadas por longos meses […] salário dos funcionários municipais atrasados e defasados […] o recurso que nos restava era olhar para cima e para o alto, para Deus e para o Congresso Nacional.
Por fim, é possível continuar falando, Através da vocação. Uma das mais sublimes e empolgantes atividades desenvolvidas pelo Dr. Regis foi o exercício da medicina, onde se notabilizou. Dotado de uma consciência vocacional estupenda, iniciou sua carreira no Grace Memorial Hospital no Município de Wagner, onde permaneceu entre 1947 e 1948 chegando a Campo Formoso em 1949. Ao chegar a Campo Formoso logo percebeu a sua missão e quanto seria exigido na vocação que Deus graciosamente o chamou: “Os chamados médicos para os distritos e povoados eram constantes e aflitivos e outra alternativa não existia a não ser os cavalos de sela bem arreados e a coragem do médico para enfrentar os ditames da sagrada profissão. Médico acima de tudo não podia dizer não a qualquer conjuntura em que sua presença era exigida e solicitada”.
De fato há pessoas que mesmo após a morte, continuam falando. O texto bíblico faz alusão à vida de Abel um dos filhos de Adão. Nesse breve relato histórico, é possível perceber semelhanças entre Abel e o nosso querido Dr. Regis. O detalhe da vida desses grandes homens que marcaram a história da humanidade emana do poder transformador da palavra de Deus, que operada por obra do Espírito Santo, faz de homens comuns, verdadeiros gigantes de Deus.

Informações coletadas da Obra: Manoel Nunes da Cunha Regis – Um Exemplo de Vida.

Rev. Adilson Carvalho Lordelo
Pastor da Igreja Presbiteriana de Campo Formoso


Categoria: Sem categoria

Tags: