Acesse o Site (www.acquacon.com.br/9sbcmac) e confira todas as informações.

DATA: 12 a 15 de agosto de 2014
LOCAL: Feira de Santana – BA

No inicio dos anos 90, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com outras organizações não-governamentais, organizações de base e comunidades iniciaram a construção de cisternas e, perceberam que havia a necessidade premente de um programa educacional estruturados para incentivar a convivência com o clima semiárido e o manejo adequado da água. Foi então que, em 1997 em Petrolina-PE, a Embrapa Semiárido e o IRPAA idealizaram a realização do 1º Simpósio, tendo como tema “Captação de Água de Chuva: a base para a viabilidade do semiárido”.

Já em 1999, foi realizado o 2º Simpósio Brasileiro sobre Sistemas de Captação de Água de Chuva, que ocorreu, também em Petrolina, concomitantemente à “IX Internacional Conference on Rainwater Catchment Systems”, cujo marco foi a criação da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC). A partir daí e diante do grande interesse da sociedade acerca do aproveitamento e manejo da água de chuva foram realizados em 2001, o 3º Simpósio em Campina Grande-PB; em 2003, o 4º Simpósio em Juazeiro-BA; em 2005, o 5º Simpósio em Teresina-PI; em 2007, o 6º Simpósio em Belo Horizonte-MG; e em 2009, o 7º Simpósio em Caruaru-PE.

Em 2012, a cidade de Campina Grande-PB sediou a realização do 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, tendo como tema central “O aproveitamento da água de chuva em diferentes setores e escalas: desafio da gestão integrada”. Com a escolha desse tema, a ABCMAC explicitava seu entendimento de que a captação e aproveitamento da água de chuva, fundamental para o semiárido, pode ser estendido com vantagens aos setores urbano e industrial.

Em 2014, na sua 9ª edição, o SBCMAC amplia essa visão ao declarar seu tema central Água de Chuva: segurança hídrica para o século XXI. Sob esse tema, o 9º SBCMAC pretende discutir o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais. O 9º SBCMAC será sediado na cidade de Feira da Santana – BA, sob a coordenação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no período de 12 a 15 de agosto de 2014.

As instalações da UEFS contam com auditório para ate 1200 pessoas, área de 1500 m2 para exposição técnica e diversas salas para apresentação de trabalhos orais.

O aproveitamento da água de chuva passa nos dias atuais por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da academia.

Vamos discutir e buscar soluções para problemas como as tecnologias usadas, os cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, aproveitamento para uso agropecuário, urbano e industrial, manejo de microbacias e o impacto das mudanças climáticas.

Esperamos sua contribuição para esse debate em Feira de Santana, a Princesa do Sertão. Até lá.

Categoria: Sem categoria