Nota Pública

A Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão enfrentou grandes desafios para implementar um curso de Engenharia Ambiental em pleno semiárido baiano, o projeto foi idealizado e colocado em prática por uma instituição mantenedora que não possui fins lucrativos o que dificultou ainda mais o processo de investimento.

Mas o sonho de ver a vida de dezenas de jovens transformadas através da Educação Superior era maior do que os obstáculos estabelecidos ao longo do tempo. O curso foi autorizado e o mundo acadêmico começou a funcionar, tudo em fase de adaptação e transformação, passos necessários para qualquer processo em inicialização.

Neste momento estamos passando pelo processo da validação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o MEC já nos visitou estabelecendo nota 3 para os conceitos gerais do curso, esta nota varia de 1 a 5. Ou seja, temos pontuação suficiente para alcançarmos nossos objetivos, porém o Ministério da Educação solicitou algumas modificações na infraestrutura para que pudéssemos ter o parecer final. Todas as modificações já foram executadas, inclusive a construção de laboratórios de física e química, estamos aguardando somente a visita dos últimos avaliadores que acontecerá em fevereiro de 2016 para obtermos parecer final.

Nos últimos dias foram divulgas as notas nacionais do IGC (Índice Geral de Cursos) e segundo este modelo de avaliação, a FPAG alcançou qualificações não satisfatórias, é importante salientar que esta verificação não avalia somente a Faculdade do ponto de vista físico e pedagógico, os alunos também são examinados através do ENADE e tudo isso compõe a nota final.

Mesmo com este resultado adverso gostaríamos de salientar que os dados para esta avaliação do IGC foram coletados no ano de 2013, antes das modificações físicas, melhoramentos de qualificação do corpo docente e da atualização do Plano Político Pedagógico. Assim temos a certeza que o retrato de hoje da instituição reflete outra realidade, que será demonstrada nas próximas pesquisas.

Outro fator importante para evidenciarmos é que o processo de validação corre em paralelo a esses outros mecanismos de avaliação e não sofre interferência, seguindo protocolos e prazos específicos.

Assim reforçamos aqui o nosso compromisso com a qualidade do nosso ensino e com a formação de nossos alunos.

.
A Direção